" Quinze minutos dentro de um elevador deixa você nervoso? Então, dá pra imaginar viver sua vida inteira dentro de uma manicômio?"

Frase retirada do blog "Psicologia e os fascínios da saúde mental"
segue o link: http://saudementalnapsicologia.blogspot.com.br/
Que cada um reflita bastante nesta frase, apenas isso!
ResponderExcluirEssa frase me remeteu a experiência no Hospital Psiquiátrico Dr. Maia, onde pude sentir um pouco o tormento vivenciado pelos usuários.
ResponderExcluirSenti-me passiva, cooperando para a continuidade deste quadro, senti-me hipócrita, por até aquele momento realmente acreditar que estava entendendo sobre o sofrimento mental.
Acredito que seja de grande hipocrisia que venhamos a estudar, discutir e pesquisar sem que haja a vivencia. Afinal, é muito fácil discutir sobre uma dor que não se sente, melhor dizendo, julgá-la.
Através dessa experiência e de tantas outras que venhamos a ter, espero que possamos nos sensibilizar, colocando-se na posição de cuida(dor) e porta-voz destes que não trancafiados e esquecidos do âmbito social.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConfesso, que essa reflexão causa-me espécie, mas sei que não chega aos pés do sofrimento, de viver em um manicômio, porém motivada pela minha imaginação, diante de todo o arcabouço teórico,construído em sala,coloco-me nesta situação... Não posso, falar com total autoria, pois não vivenciei a experiência que muitos da sala, sentiriam ao visitar o Hospital Psiquiátrico.Porém, o que me inquieta é o desconforto que os usuários causam em meio ao convívio social, tratados como "incapazes" ... E todo o acompanhamento, e as perspectivas geradas, ao menos merecem mais uma chance. O maior sofrimento, é o não reconhecimento das suas potencialidades, mesmo que interrompidas, por alguns momentos.
ResponderExcluir