Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Instituição Negada


O livro Instituição Negada de Basaglia, retrata o momento antes e depois da reforma psiquiátrica, mostrando uma série de mudanças práticas e conceituais relacionadas a forma de tratar as pessoas em sofrimento mental. Mediante a leitura do livro, ocorreu em sala de aula uma apresentação de um teatro mudo, que teve como objetivo mostrar a realidade dentro dos manicômios antes da reforma, no qual os internos eram tratados através de atos desumanos, onde se usava camisa de força, eletrochoque, correntes, ou seja, condições de vida com medidas rígidas e ausência total de autonomia. Com a reforma psiquiátrica acredita-se que este cenário tenha mudado, pois a mesma deseja a interação cotidiana entre a loucura e a sociedade, demonstrando que a cidadania é um direito de todos. Portanto, compreendendo que nenhum ser humano deve ser submetido ao isolamento, ao abandono, maus tratos que seja reforçado o apoio e empenho na Luta pela Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial.


Texto: Pâmela Larissa e Eloiza Oliveira
Fotos: Eloiza Oliveira

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo texto meninas! Queria só relatar o quanto essa apresentação foi importante , pois tivemos a oportunidade de está com os usuários do Hospital Dr Maia e podemos dramatizar em sala um pouco do que aprendemos em sala. confesso que com minha representação teve um momento que me deu uma vontade de chorar , parecia que eu estava passando por aquilo.
      Elizandra Medeiros

      Excluir
    2. Foi muito emocionante mesmo...foi a primeira dramatização que eu participei,se colocar no lugar do outro mesmo que por alguns instantes,faz você enxergar uma nova perspectiva do assunto,parabéns pelo posto da nossa roda de leitura. :)

      Excluir
  2. Gente as apresentações da roda de leitura estão sendo maravilhosas, realmente estão nos passando um olhar diferente, estão fazendo com o que os alunos sintam, mesmo sem ter vivenciado, o que está escrito nos livros.PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é meninas, tanto a vivencia na clínica psiquiátrica Dr Maia, quanto as apresentações da roda de leitura, enriqueceu e enriquece muito o nosso conhecimento. Esse teatro mudo que ocorreu em sala foi muito emocionante, podemos ficar tão próximos de como era a realidade dentro dos manicômios antes da reforma, tantos atos desumanos, tantos sofrimentos. Que as pessoas reflitam cada vez mais e tenham um novo olhar para a forma de cuidar da pessoa em sofrimento mental, visando reforçar o apoio na Luta pela Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial.

    ResponderExcluir