Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Violência contra a mulher


A violência contra a mulher é cada vez mais presenciada nos tempos contemporâneos, jornais e telejornais relatam diariamente histórias de sofrimentos,mortes e persistência da mulher.
A luta contra a violência permanece,mas os números estatísticos apresentados são assustadores diante do crescimento incontornável de casos existentes , segundo a ONU ( organização das nações unidas ) 7 em cada 10 mulheres são ou serão violentadas. Não é de hoje  que a mulher precisa lutar pela sua segurança contra agressores, sejam eles parentes familiares ou não , a base histórica vem desde os primeiros reconhecimentos do caso pela ONU , na década de 50 onde houve a criação da comissão de status da mulher, tendo em vista que a violência contra a mulher teria como justificativas a classe social inserida,cultura, religião e raça / etnia .
A busca pela solução da crise da violência continuou pela década de 70, onde foram iniciados movimentos feministas organizados em prol da segurança da mulher e logo após surgiu o SOS mulher , em 1981 como objetivo de prestar atendimento especial às vítimas.
Na década de 80 um movimento feminista marcou a época com uma mobilização a favor do fim dos mais tratos com a mulher e em 2006 foi aprovada a lei n• 11.340/2006,denominada "LEI MARIA DA PENHA " , voltada para a proteção e a integridade física da mulher .
Dados relatados pela OMS ( organização mundial da saúde ) , afirmam que 35% dos assassinatos de mulheres no mundo são cometidos por parceiros/maridos , violência que vai desde o assédio verbal até a morte, sendo como a 7ª causa mais comum em relação a morte de mulheres entre 15 e 44 anos de idade , as queimaduras .
Existe ainda o crime cometido por pessoas sem nenhum vínculo familiar ou pessoal, crimes como : estupros,assédios e assassinatos.
Dados revelam que 400 mulheres foram assassinadas na década passada . E ai surge uma questão bastante polêmica :
Porque as mulheres não reagem?por que dizer não ao divórcio e "aceitar"ser violentada?
A situação só é entendida perfeita por quem é vivida , não é verdade ? Pois bem , um dos motivos de fazer com que as mulheres "permitam" ser violentadas é o casamento forçado , onde por exemplo , quando adolescentes , ainda com pouca informação escolar , só pensa em independência financeira e pessoal, até que a família escolha um namorado para construir uma família e ela casa somente pra ter liberdade e caso for de família de classe baixa , casa em busca de uma vida estável .

É possível combater a violência contra a mulher? Sim , uma das formas é reforçar e trabalhar para afastar da mulher , parceiros violentos , com problemas de estresse e surtos , pra evitar que se chegue a agressão .

Texto: Allanna Stéphany
Pesquisas: 
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao21/materia03/
http://noticias.terra.com.br/mundo/violencia-contra-mulher/
Foto: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Brasil&vCod=155612

3 comentários:

  1. O que acaba acontecendo, é que a maiorias das mulheres que sofrem violência, se calam, por medo de serem perseguida, com medo do agressor se revoltar e querer fazer alguma coisa com a família, são muitos fatores que as fazem se calar.

    ResponderExcluir
  2. Não pode se deixar calar por medo, e sim abrir a boca e lutar pelos seus direitos,a violência não pode ter vez !

    Rayssa Cristiane

    ResponderExcluir
  3. Ta aí um tema super importante, ótimo texto.
    Muitos falam que mulher apanha porque quer..
    Mas é muito fácil para quem ta de fora palpitar.
    Toda mulher deveria denunciar o espancador e fim ... Será ?
    Parece muito boa essa alternativa quando o problema não é comigo ou com você.
    Infelizmente as coisas não são bem assim, ou melhor, NÃO são assim.
    Participei do curso ''De Olhos Abertos Contra a Violência'' e vi de perto os tantos problemas que se escondem por trás desta.
    A própria justiça faz piada dessas mulheres, e se aqueles que dizem ser a ajuda não leva essa história tão a sério fica difícil esperar por casos solucionados.
    Esta violência precisa da atenção de toda sociedade.

    ResponderExcluir