Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Pesquisa quantitativa ou qualitativa? Eis a questão.


Pode-se observar muitas divergências entre a metodologia quantitativa e a qualitativa, porém as duas são necessárias. A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico, onde descreve as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses que serão levantadas a respeito de um problema de pesquisa. Utiliza questionários estruturados com perguntas claras e objetivas. Gera medidas precisas, confiáveis e que podem ser replicadas para o universo estudado, visto que se baseia em uma amostra estatisticamente determinada. As abordagens são experimental, hipotético-dedutiva, verificatória. As vantagens são: automaticidade e precisão e os limites: determinação prévia de resultados. Tem como objetivo mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Além das interpretações e conclusões o relatório da mesma disponibiliza tabelas e gráficos que podem ter uma preparação de forma cruzada de acordo com os diferentes perfis, sejam eles de idade, sexo, classe social, comportamento, etc, desde que haja um número suficiente de respostas em cada uma dessas células. Se você quer saber quantas pessoas usam um produto ou serviço ou têm interesse em um novo conceito de produto, a pesquisa quantitativa é o que você precisa. 
Já a pesquisa qualitativa pode ser definida como um estudo não estatístico, busca compreender a complexidade dos fenômenos, identifica e analisa em profundidade dados de difícil mensuração de um determinado grupo de indivíduos em relação a um problema específico. Entende-se por dados não mensuráveis: sentimentos, sensações, percepções, pensamentos, intenções, etc. É um método indutivo por excelência para entender por que o indivíduo age como age, pensa como pensa ou sente como sente, pois respostas em profundidade são geradas apenas pela abordagem qualitativa. As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja, estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Ela permite que a imaginação e a criatividade levem os investigadores a propor trabalhos que explorem novos enfoques. Uma das vantagens dessa pesquisa é dá ao pesquisador a oportunidade de observar, gravar e interpretar a linguagem “não verbal”. E seu principal objetivo é interpretar o fenômeno que observa.
Ambas as pesquisas apresentam diferenças no processo de coleta e análise de dados, bem como nas etapas de estruturação e apresentação dos resultados da pesquisa, pois bem, apesar das diferenças pode-se concluir que as abordagens quantitativa e qualitativa se completam e proporcionam dimensões mais abrangentes para a concepção do trabalho. Assim, essas duas metodologias devem compor, juntas, o universo da investigação, pois suas abordagens são, acima de tudo, complementares.


Texto e pesquisa: Eloiza de Oliveira
Foto retirada do site: pt.slideshare.net

Um comentário:

  1. Metodologia seja ela quantitativa ou qualitativa são de extrema importância para uma pesquisa, cada uma com sua visão.
    Quantitativa - estabelece padrões de comportamento que possam ser medidos através de números.
    Qualitativa - estabelece padrões de comportamento verificados através de fatos observáveis.

    ResponderExcluir