Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

A liberdade e a filosofia do futuro


A obra além do bem e do mal de Friedrich Nietzsche e surgiu praticamente junto a criação de “ assim falou Zaratustra”, pode-se considerar que o ensaio marcou uma mudança na sua visão de mundo, esta se tornando mais negativa.
Apesar de alguns pesquisadores terem tentado elaborar muitas teorias de interpretação sobre a obra de Nietzsche, sabe-se que é muito difícil penetrar a fundo o texto do mesmo. Além do bem e do mal é uma obra dividida em nove capítulos, onde o alemão discorre sobre até que ponto uma visão pré-concebida pode exercer influencia ele relata também sobre a liberdade e a filosofia do futuro, a qualidade essencial do homem religioso e a atuação do mesmo no contexto cientifico, Nietzsche faz uma analise da situação politica do continente europeu, este que enfrentava um período de disputas entre nações mais poderosas.
Nietzsche censurava o ponto de vista nacionalista e o anti-semitismo, sendo este ultimo um ponto polemico de sua teoria. Muitos atribuem ao filosofo a iniciação de ideias nazistas, mas ele defendia a superioridade absoluta de um tipo de tribo. Na sua principal obra ele desmente a moralidade da aristocracia, o ensaio é concluído com um de seus poemas mais famosos, conhecido como Das Altas Montanhas.

“... Procurei o lugar em que o vento sopra mais cortante?
Aprendi a morar,
Onde ninguém mora, nas zonas desertas do urso branco,
Desaprendi homem e Deus, maldição e oração?
Tornei-me o espectro a vagar sobre as geleiras?
Vós, velhos amigos! Vede! Agora é pálida a vossa aparência, planos de amor e assombro!
Não, ide! Sem ira! Aqui— não podeis vós habitar:
Aqui, em meio ao mais remoto reino de gelo e penhascos —
Aqui é preciso ser caçador e semelhante à camurça...”

Trecho do poema, Das altas montanhas.

Friedrich Nietzsche.


Texto e Pesquisa: Gabriele Yasmim e Jucimara Torres
Fonte: pequisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Para_Além_do_Bem_e_do_Malhttp://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=808054
http://www.infoescola.com/livros/alem-do-bem-e-do-mal/
Poema: http://darcksonlira.blogspot.com.br/2010/03/das-altas-montanhas-trechos-de.html
https://www.google.com.br/search?q=friedrich+nietzsche&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=64Z-U5zmKbSysQSRioDQDQ&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667#imgdii=_

Um comentário:

  1. A singularidade de Nietzsche, me remete a uma definição: ousadia. Ousar é para poucos, a verdade em suas palavras, instigam o desenvolvimento de um olhar, em um giro de 360°, sem rodeios, sem medo...Assim, é possível perceber que permitiu-lhe cutucar as feridas em aberto da decadência dos valores anulados e, de que não é apenas um discussão do senso comum,mas uma persistente investigação.

    ResponderExcluir